As autoras Carla Viana Coscarelli e Else Martins dos Santos discutem em seu texto “Viciados em F7? ” sobre o uso dos corretores textuais.
Tal discussão é bastante pertinente, pois hoje em dia, com o uso da informática, tudo tem evoluído de uma forma incontrolável. Até mesmo a escrita está mudando devido aos computadores. Exemplo disso, é a utilização do chat. Nele, os usuários abreviam as palavras para economizar tempo nas conversas.
Outra situação em que vemos a influência da informática na escrita é o uso dos corretores de textos em nossas produções. Basta iniciarmos uma frase com letra minúscula e ele trabalha automaticamente, mudando-a para letra maiúscula. Ou quando digitamos uma palavra faltando letras, ou cometemos erros de ortografia, vemos que ele sublinha o termo “errado” de vermelho ou de verde (depende do caso) para chamar a atenção do produtor para a palavra. E o danadinho ainda nos dá sugestões para a tal grafia correta!
Para alguns este recurso é ótimo devido à desnecessidade de perder tempo com algumas situações (como aquela de iniciar frase com letra minúscula). Mas há que seja contra esta ferramenta, argumentando que a utilização do famoso “F7” seja viciante, e faça com que o usuário deixe de usar o bom e velho dicionário.
E você, o que acha do uso dos corretores textuais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário