Seja bem vindo!

Neste blog você irá encontrar idéias para o ensino através da arte. Registrarei aqui o meu olhar sobre a educação, expondo algumas sugestões para que consigamos estimular e motivar os nossos alunos em sala de aula. Gostaria de compartilhar com você a minha experiência como professora, e desejo que você também o faça comigo. Portanto, fique à vontade para comentar as minhas postagens. Desta forma, estaremos interagindo e melhorando o conteúdo deste blog!

Abraços,
Inara Oliveira.



quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Educação e Cybercultura

Caros amigos,

Gostaria de compartilhar com vocês um texto super interessante e de tema bastante atual: “Educação e Cybercultura”, inteligentemente escrito pelo filósofo da educação Pierre Lévy. Tal texto aborda questões acerca das mudanças nos saberes que estamos vivenciando neste momento, influenciadas pelos meios tecnológicos.
Neste texto, percebemos claramente como as relações com os saberes vem mudando na humanidade. Exemplo disso é que agora, a maioria das competências adquiridas por nós, no início de nossa carreira profissional, cairá em desuso ao fim de nosso percurso.  Isso ocorre devido à velocidade e surgimento de novos recursos, como o computador, por exemplo. Desta forma, se quisermos nos manter atualizados e competentes em nossos empregos, precisamos estar sempre em busca de novos saberes.
O autor afirma também, que as inovações tecnológicas suportam tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e modificam muitas funções cognitivas humanas, citando como exemplo a memória (através de bancos de dados, hipertextos, fichários digitais [numéricos] de todas as ordens), a imaginação (através das simulações), a percepção (pelos sensores digitais, telepresença, realidades virtuais) e os raciocínios (inteligência artificial, modelização de fenômenos complexos).
Então, meus amigos, se quisermos acompanhar as nossas novas gerações, temos que estar sempre nos atualizando, buscando novos conhecimentos, e nunca ficarmos estagnados.


O que você acha disto?

Nenhum comentário: