As inovações tecnológicas já podem ser utilizadas em sala de aula. Através da cultura digital, o professor consegue ensinar de uma forma diferente. O modo antigo de se ensinar (através de livros impressos, através pela oralidade e posteriormente a escrita) foi profundamente modificado. Agora, o computador é o agente transformador do processo educacional.
Através do microcomputador o aluno será estimulado a produzir conteúdos criativos, (produzindo textos com imagens, sons, movimentos, dentre outros) facilitando também a sua interação com o mundo. Para isso, a escola (como um todo) precisa se adequar a essa nova forma de ensinar, de ler o mundo, inserindo o seu aluno no que é chamado cibercultura.
Como é de conhecimento de todos, a internet possui uma grande variedade de informações, algumas excelentes, e talvez, a maioria de fontes duvidosa. Deste modo, cabe ao professor um preparo prévio, para a melhor utilização desta valiosa fonte de pesquisa.
3 comentários:
Olá gente!
Para quem tem acesso ao laboratório de computadores da escola, esta é uma excelente dica!
Adorei as dicas de aulas e atividades. Sou professor de Inglês e gostei mto deste blog
Nas escolas eu não sei como funciona agora, mas é possível ver essa inovação claramente nas faculdades. A maioria dos alunos usa notebooks para suas anotações. O computador é uma ferramenta muito boa, pois são inúmeros os recursos que podemos acessar on-line. O problema é que qualquer um pode postar, fazer uploads do que quiserem no mundo virtual. Cabe aos professores, como mestres, a função de ensinar os alunos a filtrarem tais informações disponíveis. Bjs
Postar um comentário